Freguesia de Nossa Senhora de Fátima
Entroncamento

         A Junta Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento recuperou uma tradição do Entroncamento “Quinta Feira da Espiga é no Bonito” que neste ano, dia 21 de maio de 2020, dia da espiga, devido à conjuntura atual do COVID-19 não nos é permitido comemorar como gostaríamos, presencialmente com alegria, música, comida, abraços, sorrisos e claro com a apanha da espiga, fazendo o nosso ramo de espiga.

      Seguiríamos a tradição, depois de um dia de festa, o nosso ramo seria colocado por detrás da porta de entrada e só seria substituído por um novo, no dia da espiga do ano seguinte. Este ramo constituído por espigas que representam o pão, malmequeres, que representam ouro e prata, papoilas, que representa amor e vida, ramos de oliveiras, que representam azeite, paz e luz, videira, que trazem vinho e alegria, e alecrim, que representa saúde e força, com Celebração da Palavra com Bênção de Espigas”

    Na sociedade moderna, por vezes, verifica-se que os jovens estão cada vez mais desvinculados das pessoas idosas, no entanto foi uma ternura ver a interação dos jovens da Escola Secundária do Entroncamento com os mesmos, sendo que para este dia preparam e realizaram jogos tradicionais e animações mais modernas resgatando laços entre as duas gerações. Foi um dia da espiga 2019, com tradição, almoço churrasco,  cantoria e bênção  das espigas ... com muito convívio e alegria!

   É na esperança de muita saúde e força para todos, que desejamos que para o próximo ano possamos todos, com grande alegria e saúde, dar continuidade a esta tradição “Quinta Feira da Espiga é no Bonito” que agora e aqui recordamos… e, para tal oferecemos um bolo alusivo aos Lares da nossa terra, para lembrar este dia.