Freguesia de Nossa Senhora de Fátima
Entroncamento

DAE

 

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento orgulha-se de anunciar a aquisição e implementação de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) na sede da Freguesia. Esta medida reflete o compromisso em proporcionar à população maior segurança e assistência em situações de emergência, sobretudo em casos de paragem cardiorrespiratória (PCR).

O DAE é um equipamento essencial que aplica uma carga elétrica no tórax, com o objetivo de restaurar o ritmo cardíaco normal. Uma das principais vantagens deste dispositivo é a sua usabilidade, permitindo que seja operado por não profissionais de saúde, desde que tenham alguma formação básica em Suporte Básico de Vida (SBV). Ainda assim, o DAE foi concebido para ser intuitivo e acessível, garantindo uma resposta rápida e eficaz em momentos críticos.

Para assegurar o correto uso deste equipamento, foi promovida formação especializada às Funcionárias dos Serviços Administrativos da Junta de Freguesia, que participaram no curso de Suporte Básico de Vida e DAE, com a duração de 7 horas, realizado em 2024. Esta capacitação assegura que, em caso de necessidade, existam pessoas preparadas para agir prontamente.

Com esta iniciativa, a Junta de Freguesia reafirma o seu compromisso com a saúde e bem-estar da comunidade, promovendo um ambiente mais seguro e preparado para lidar com situações críticas. O DAE encontra-se à disposição da população na sede da Freguesia.

Porque a segurança de todos é uma prioridade, juntos cuidamos da nossa comunidade.